A importância do Cooperativismo para os municípios

08/05/2017

Saiba qual é a principal função de uma cooperativa e como isso pode ajudar o seu município 

Nas gravações do mês de Abril, o Portal Sala dos Municípios contou com a presença de dois integrantes da Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (OCESP). O consultor técnico e econômico da organização Luiz Fernando, falou um pouco sobre os dados atuais das cooperativas e o assessor da presidência da OCESP Américo Utumi contou a história do desenvolvimento das cooperativas.

No cenário atual em que vivemos, é preciso que os municípios saibam o que é o cooperativismo e qual é a vantagem de escolher uma instituição financeira. Cooperativa é uma associação estabelecida por membros de um determinado grupo econômico ou social que pretende realizar determianda atividade. AOCESP faz parte da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e, segundo o consultor técnico pós-graduado em economia Luiz Fernando, 31% dos associados de todas as cooperativas do Brasil estão no Estado de São Paulo.

Amério Utumi - Assessor da Presidência da OCESP
Amério Utumi - Assessor da Presidência da OCESP

O Assessor da presidência do sistema OCESP Américo Utumi, contou que, o ao se filiar à uma cooperativa todos ganham, pois, cada vez mais a cooperativa fica mais forte favorecendo a todos. "O cooperativismo é o braço econômico da sociedade", afirma. De acordo com o assessor, o cooperativismo é fundamental para os municípios, pois, tem a função de resolver o social através do econômico.

Luiz Fernando dos Santos. (Consultor técnico e econômico do sistema OCESP)
Luiz Fernando dos Santos. (Consultor técnico e econômico do sistema OCESP)

Trabalhando em conjunto com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de São Paulo (Sescoop/SP), a OCESP atua no desenvolvimento do cooperativismo paulista, com cursos, seminários, encontros técnicos, atividades culturais, eventos de integração e intercâmbios. As gravações foram feitas em abril e serão disponibilizadas em breve no Portal Sala dos Municípios.