Impostos sobre Serviços (ISS)

11/08/2017

Municípios poderão receber por todos os serviços em 2018 

De 2008 a 2013 só com as operações de leasing, os municípios perderam 438 bilhões de Impostos sobre Serviços (ISS). Este valor pode aumentar se for somado com as vendas no cartão de crédito e a arrecadação de bares, hotéis e cartórios.

Para evitar evitar a perda desses recursos, a AMA trouxe especialistas em direito tributário para orientar gestores sobre os prazos da lei que descentralizou a arrecadação e permitiu que todos os municípios passassem a receber o imposto.

A descentralização dos recursos do ISS foi uma vitória do movimento municipalista e , diz o prefeito de Igaci , Oliveiro Piancó, que presidiu a reunião "os municípios estão com dificuldades nas suas receitas e essa vitória da AMA e da CNM é de grande valor porque vai permitir que os municípios tenham uma receita a mais pra tentar equilibrar as contas, suas receitas e despesas ". 

Segundo o presidente da AMA, Hugo Wanderley, o dinheiro a ser arrecadado equivalerá a uma repatriação por ano, mas, para isso é importante essa atualização dos códigos.

Num momento de crise econômica e de baixa arrecadação, associado à dependência financeira dos municípios aos repasses federais, o economista Cícero Péricles pontua que o dinheiro das operações dos cartões de crédito terá um importante impacto social nas cidades.