Programa Criança Feliz

10/08/2017

Municípios têm até 18 de agosto para solicitar adesão

Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), do total de 2.547 municípios, 764 já estão aptos para solicitar adesão no Programa Criança Feliz. A nova etapa do projeto contempla municípios que já estão aptos, mas ainda não aderiram a primeira fase. Também poderão assinar o termo, municípios que não preenchiam aos requisitos à época e que têm mais crianças e gestantes em risco social. 

Para ser selecionado, o município deve ter ao menos um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) com registro no Cadastro Nacional do Sistema Único de Assistência Social (CadSuas) e, no mínimo, 140 pessoas do público prioritário do programa. 

O Criança Feliz é voltado a gestantes e crianças de até 3 anos de idade beneficiárias do Programa Bolsa Família, crianças de até 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada e as afastadas do convívio familiar por medida protetiva (crianças abrigadas).  Dessa forma, o projeto garante recursos e apoio técnico às prefeituras que participam e desenvolvem ações de primeira infância.

Com ações nas áreas de saúde, assistência social, educação, justiça e cultura, o programa orienta as famílias sobre a melhor maneira de estimular os filhos e como fortalecer os vínculos familiares e comunitários.

O Ministério do Desenvolvimento Social já repassou  R$ 93,4 milhões aos municípios e a expectativa do governo federal é atender quatro milhões de crianças até 2018. Os municípios brasileiros e o Distrito Federal têm até o dia 18 de agosto para solicitar adesão ao Programa. Para mais informações, acesse: https://mds.gov.br/assuntos/crianca-feliz . 

Fonte: Agência Brasil com informações do MDS.